segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Solidariedade grega com acusados/as do processo de Izmir


Registou-se uma forte mobilização em Atenas e Thessaloniki, Grécia, em solidariedade com 31 sindicalistas na Turquia, na véspera do processo em Izmir. A 18 de Novembro dezenas de manifestantes marcaram presença frente à Embaixada da Turquia para pedir a libertação imediata dos/as sindicalistas e o fim da perseguição contra eles e elas. Na manifestação participaram uma delegação da coordenação grega da Marcha Mundial das Mulheres, a deputada de Syriza (coligação da esquerda radical) Iro Dioti, o líder do sindicato dos professores (OLME) Gr.Kalomiris, os membros da Rede de Mulheres de Syriza, assim como refugiados Curdos.
No mesmo dia em Thessaloniki, com iniciativa da coordenação local da MMM, teve lugar uma importante manifestação de solidariedade com os sindicalistas do KESK à frente do consulado turco. À MMM juntaram-se os dirigentes da União das Organizações dos Funcionários do sector Público de Thessaloniki, assim como a Rede de Mulheres de Syriza. Após gritar palavras de ordem contra a repressão do Estado turco, que visa sobretudo o sindicato KESK e lida publicamente a moção de solidariedade da MMM, o grupo de manifestantes tentou deixá-la na porta do consulado, mas foram impedidos pela polícia que estava presente em força!
As duas manifestações, em Atenas e Thessaloniki, foram alvo de cobertura pela imprensa escrita e pelas cadeias de televisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário