terça-feira, 30 de março de 2021

A Convenção de Istambul Salva Vidas!

 

 

Comunicado do TJA 

A Convenção de Istambul Salva Vidas, não vamos recuar mesmo que vocês o façam!


Acordámos de novo com uma operação na calada da noite contra as mulheres e todos os grupos desfavorecidos.

O actual governo, desde que foi eleito, nunca deixou de prosseguir com as suas políticas misóginas que sempre tiveram como maior alvo os direitos conquistados pelas mulheres através de uma luta incansável. A última acção deste governo, cujo discurso e políticas despoletam o femicídio e colocam as nossas vidas em perigo, foi a sua retirada da Convenção de Istambul através de um decreto assinado pelo Presidente.

A Turquia foi o primeiro signatário da convenção, aberta à assinatura em Istambul a 11 de Maio de 2011. A Turquia colocou a convenção na sua agenda e beneficiou dela na arena internacional, sendo conhecida por se orgulhar disso. Porém, a convenção que se tornou operacional a 1 de Agosto de 2014 nunca foi implementada adequadamente na Turquia, embora seja a primeira convenção europeia a abordar especificamente a violência e a violência doméstica contra mulheres e crianças.

A Convenção de Istambul assinada pelo AKP para incentivar a UE na altura, está agora a ser instrumentalizada com o objectivo de atrair o apoio eleitoral de alguns partidos, seitas religiosas e grupos reaccionários que atacam a convenção.

Estamos conscientes de que estes ataques contra os direitos das mulheres, por elas duramente conquistados, fruto de anos de trabalho e sacrifício, constituem parte do femicídio. O governo está a tentar governar com uma mentalidade que não tolera nem mesmo a sobrevivência das mulheres, quanto mais a identidade das mulheres como seres livres.

Esta mentalidade, hoje, ignora deliberadamente a mulher como um ser de direito próprio e dá à família o lugar central legitimando a violência. Nos seus esforços para fortificar e institucionalizar plenamente o fascismo, estão a tomar medidas para construir uma aliança masculina, que irá consolidar o regime. Este governo está a tentar construir a sua hegemonia cultural sobre a sociedade através de todas as formas de agressão contra as mulheres e, no processo, a espezinhar todos os direitos e normas democráticas.

No entanto, todes sabemos muito bem que não temos garantia de segurança para as nossas vidas nestas circunstâncias antidemocráticas em que todos os direitos democráticos são suspensos, a lei é espezinhada, o país retira-se de uma convenção ratificada unanimamente pelo Parlamento com a assinatura do líder-presidente do AKP, os membros do parlamento são privados do seu estatuto de deputades, os casos são arquivados para encerrar os partidos e são feitos esforços para excluir as mulheres da política.

Os nossos direitos sociais não estão seguros e protegidos. O nosso trabalho, os nossos empregos não estão seguros e a salvo.

Como Movimento de Mulheres Livres, afirmamos mais uma vez o seguinte:

Repudiamos esta decisão que pretende condenar-nos à escravatura e coloca em perigo a vida de todas as mulheres!

Repudiamos esta situação em que esta mentalidade patriarcal cada vez mais autoritária que, implementando o fascismo como modo de governar, confisca os nossos direitos; repudiamos esta assinatura colocada sob decreto para assegurar o seu próprio lugar!

Repudiamos esta ilegalidade, esta audácia descarada de ousar espezinhar os nossos direitos, de ousar trocar os nossos direitos para ganhar o apoio de alguns círculos nas eleições!

Repudiamos todas as práticas misóginas!Reiteramos que nós, como mulheres, não renunciaremos a qualquer custo aos nossos  direitos, que manteremos a nossa resistência e defenderemos a Convenção de Istambul até ao fim e apelamos a todas as mulheres para que saiam às ruas contra esta decisão misógina.


A Convenção de Istambul Salva Vidas!


Jin Jîyan Azadî!

(Mulheres, Vida e Liberdade!)

20.3.2021


       Tevgera Jinên Azad (TJA)

https://www.tevgerajinenazad.com/




Sem comentários:

Enviar um comentário