quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sábado, dia 17, em Lisboa: Encerramento da IV Ação Internacional, com Assembleias sobre guerra, lutas e resistências. Marcha e concerto.

A Caravana Feminista que partiu do Curdistão/Turquia a 8 de Março e percorreu toda a Europa, assim como a IV Ação Internacional da MMM chegará ao fim no próximo sábado, 17 de Outubro, Dia Internacional de Luta contra a Pobreza.

Na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide), às 10h30, haverá uma assembleia sobre Mulheres e Guerras, na qual participarão várias activistas provenientes de países afectados, actualmente ou recentemente, por algum tipo de acção militar, nomeadamente: Mina Damnjanovic, da Sérvia; Shahd Wadi, Palestina, mas a viver em Portugal; Graça Samo, Moçambique; Yildiz Temurturkan, Turquia; Sultan Safak, Curdistão. Tendo sido rejeitado visto a Abeer Hassaf, da Síria, esta activista participará na Assembleia via skype. 
De tarde, terá lugar a Assembleia final onde serão discutidas estratégia de luta e de resistência contra o sistema que nos oprime. Em debate estarão as raízes de um sistema patriarcal, neocolonial, patriarcal e capitalista e os seus impactos na situação actual das mulheres. Pobreza, violência, imigração forçada e terrorismo são também expressão da violência sofrida pelas mulheres, crianças e comunidades marginalizadas, enquanto expressão de estratégias assentes na militarização, no extremismo e na austeridade, que constituem marcas das políticas dominantes. Em debate estará também a atitude da instituições internacionais, especialmente a União Europeia, pela sua resposta à crise dos e das refugiadas.  

Ao fim da tarde, às 17h, partirá do Campus de Campolide, uma Marcha pelas ruas de Lisboa e à noite, às 21h30, no Largo do Intendente, haverá uma Festa-Concerto Feminista. Lembramos que esta ação final conta com a participação de activistas da Alemanha, Albânia, Argélia, Áustria, Bélgica, Bósnia, Brasil, Canadá, Curdistão, Catalunha, França, Galiza, Grécia, Itália, Moçambique, País Basco, Polónia, Sérvia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia, e de várias outras regiões do Estado espanhol. Estará também presente a Coordenadora internacional da Marcha Mundial das Mulheres, a moçambicana Graça Samo.

2 comentários:

  1. Por favor necessito de informação acerca do percurso da manifestação de amanhã entre as 17:00-19:00. Há pessoas idosas e pessoas que vêm de fora para as quais estas informações são essenciais! Resposta pf para acoucello@netcabo.pt. Obrigada!

    ResponderEliminar