sábado, 10 de outubro de 2015

4ª Ação Internacional e Caravana Feminista da Marcha Mundial das Mulheres encerram em Portuga

12-17 de Outubro - Porto, Coimbra e Lisboa 



O encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres e da Caravana Feminista que partiu do Curdistão a 8 de Março e tem percorrido toda a Europa, vai acontecer em Portugal na próxima semana, entre 12 e 17 de Outubro.

Está confirmada a presença de activistas da Alemanha, Albânia, Argélia, Áustria, Bélgica, Bósnia, Brasil, Canada, Curdistão, Catalunha, França, Galiza, Grécia, Itália, Moçambique, País Basco, Polónia, Servia, Suíça, Togo, Tunísia, Turquia, Ucrânia, e de várias outras regiões do Estado espanhol. Estará também presente a Coordenadora internacional da Marcha Mundial das Mulheres, a moçambicana Graça Samo. Depois de acção realizada no dia 8, nos Açores, a caravana passará no Porto (12 e 13) e em Coimbra (14). O encerramento da caravana e da 4ª ação internacional terá lugar em Lisboa (15, 16, 17).

Programa resumido

12  e 13 de Outubro [Porto] – O Festival Feminista, que teve início a 1 de Outubro, vai receber Caravana Feminista: Leitura encenada, filme, instalação, marcha exposição, partilha de histórias de vida são algumas das ações previstas. Mais info aqui.

14 de Outubro [Coimbra] – A passagem por Coimbra terá como foco os Feminismos e Universidade: estão previstas tertúlias, workhops (Autodefesa | Teatro d@Oprimida), batucada e ação de rua. Mais info aqui.

15 de Outubro [Amadora | Encerramento] – O dia será dedicado à denuncia e solidariedade com as mulheres que sido alvo de despejos e demolições massivos e autoritários na Amadora. Marcha, momento de abertura da ação final, seguido de debate sobre segregação urbana, racismo  direito à habitação.

16 de Outubro [Lisboa | Encerramento] – Em Lisboa, na Fábrica Braço de Prata, o dia será dedicado à realização de oficinas, tertúlias e debates com o mote Corpo, território com múltiplas estratégias feministas.

17 de Outubro [Lisboa | Encerramento] – O último dia terá início com uma assembleia sobre Mulheres e Guerras e de tarde terá lugar a assembleia final da acção sobre Alternativas e resistências de mulheres - a Caravana Feminista, ambas no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.  Depois de uma Manifestação pelas ruas de Lisboa haverá uma Festa-Concerto no Largo do Intendente.

Em Portugal, a Caravana conta com o apoio dos seguintes colectivos: Marcha Mundial das Mulheres - Portugal, Associação Comunidária, Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, Associação Não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, CIDAC - Centro de Informação para o Desenvolvimento Amilcar Cabral, Colectivo A matilha, GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, Habita - Associação pelo direito à habitação e à cidade, Jornal Mapa, Rede de Mulheres da Pesca dos Açores, República Marias do Loureiro, SOS Racismo, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, UMAR-Açores, UMAR-Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário