segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AMINETU HAIDAR FALA À IMPRENSA SOBRE A ACTUAL SITUAÇÃO EM EL AIUN - instalações do GRAAL - 13H30

Sahara Ocidental: Exército e forças policiais marroquinas atacam Acampamento de Gdeim Izik

O Exército marroquino e forças policiais de ocupação estão a desalojar pela força os cerca de 20.000 saharauis que, desde 10 de Outubro, haviam erguido o Acampamento Gdeim Izik, como forma de protesto contra a ocupação do seu território nacional e a espoliação dos seus recursos naturais.

A violência é descrita como brutal e, até ao momento, desconhece-se o número de mortos e feridos causado pelas forças militares e militarizadas contra a população civil saharaui. Crianças, velhos, mulheres são alvo da barbárie ocupacionista.

Uma parte do acampamento está a arder. As mulheres estão aterrorizadas mas não querem fugir porque temem que matem os seus maridos e filhos. Um helicóptero está a lançar gases lacrimogéneos e água a ferver sobre o acampamento. A resistência saharaui apela à intervenção da Comunidade Internacional e exige uma respostya imediata das Nações Unidas.

AMINETU HAIDAR FALA À IMPRENSA SOBRE A ACTUAL SITUAÇÃO EM EL AIUN GRAAL - 13H30

Face à extrema gravidade da situação no Sahara Ocidental, a sra. Aminetu Haidar — activista saharaui dos Direitos Humanos que se encontra em Portugal para receber a Medalha que lhe foi outorgada pela Universidade de Coimbra e agradecer a todos quantos com ela se solidarizaram há um ano na sua greve de fome de 32 dias para impor o seu regresso a El Aiun, de onde fora expulsa pelas autoridades marroquinas — fala à IMPRENSA às 13H30, nas instalações do GRAAL:

Rua Luciano Cordeiro nº 24 - 6º A

1150-215 Lisboa

Portugal

Tel. 21 354 68 31

Contacto Telemóvel: 91 635 74 00

Divulgado pela Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental

08-11-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário