sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Manifestação e Fórum a 30 de Junho de 2010 em Istambul


MANIFESTAÇÃO – FORUM

Nós, membros da Marcha Mundial das Mulheres, lutamos contra a violência sexista e a pobreza que, em todo o mundo, afectam principalmente as mulheres. Dez anos após a criação da Marcha Mundial das Mulheres como rede feminista internacional, estamos de novo em marcha.

Estamos conscientes de que o contexto em que agimos se agravou desde o ano 2000. Somos confrontadas com uma ofensiva dos sectores conservadores e poderes económicos que usam as crises para impor condições de vida e de trabalho cada vez mais precárias e mal pagas assim como com os integrismos de toda a espécie que negam os direitos das mulheres a disporem livremente do seu corpo e da sua vida. Trata-se de crises enraizadas na própria lógica do sistema económico que as produziu, um sistema que implica a depredação dos recursos do nosso planeta e provoca conflitos armados contínuos em que a população civil, e as mulheres em primeiro lugar, sofrem permanentemente. É por isso que pomos em causa os fundamentos dos sistemas que nos oprimem e que estão interligados: o patriarcado, o capitalismo e o racismo.

Nestes últimos anos, os grupos que pertencem à MMM trabalharam em torno de quatro campos de acção – violência sobre as mulheres, trabalho e autonomia económica, bem comum e serviços públicos, paz e desmilitarização – realizando iniciativas de sensibilização, manifestações, pressão política e milhares de outras formas de luta, por vezes em aliança com outros movimentos sociais, privilegiando a solidariedade feminista internacional.

Em conjunto, participamos permanentemente na resistência e na construção de alternativas baseadas na paz, na justiça, na igualdade, na liberdade e na solidariedade. Em 2010, faremos ouvir ainda mais alto as nossas vozes entre 8 de Março e 17 de Outubro.

Marchas de diferentes formas, cores e ritmos vão abrir a nossa mobilização, entre o 8 e o 18 de Março, em todos os países onde a Marcha está presente, festejando ao mesmo tempo o centenário da declaração do Dia Internacional das Mulheres.

A 30 de Junho, em Istambul, faremos uma concentração feminista europeia em torno dos nossos quatro campos de acção debatidos num Fórum Público. Seguir-se-á uma manifestação que nos permitirá exprimir a nossa solidariedade com as mulheres turcas e curdas nas suas lutas pelos direitos das mulheres e dos povos à autodeterminação. Exprimiremos a nossa concepção duma Europa aberta, democrática e laica, onde todas as mulheres poderão usufruir dos seus direitos de cidadania.

Esta manifestação acontece na véspera da abertura do Fórum Social Europeu. Como sempre, a Coordenação Europeia da MMM pretende reforçar a presença feminista nas discussões no Fórum e “contaminar” com as nossas reivindicações os movimentos sociais aliados.

Entre 13 e 17 de Outubro, uma grande delegação de mulheres de todos os cantos do mundo deslocar-se-á ao Kivu (República Democrática do Congo) para testemunhar a nossa solidariedade com as mulheres congolesas, para visibilizar o seu papel fundamental na sociedade e para as apoiar no seu esforço por uma paz duradoura. Haverá acções simultâneas em todo o mundo para denunciar as responsabilidades dos governos e das multinacionais ocidentais nos conflitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário