MANIFESTAÇÃO – FORUM
Nós, membros da Marcha Mundial das Mulheres, lutamos contra a violência sexista e a pobreza que, em todo o mundo, afectam principalmente as mulheres. Dez anos após a criação da Marcha Mundial das Mulheres como rede feminista internacional, estamos de novo em marcha.
Estamos conscientes de que o contexto em que agimos se agravou desde o ano 2000. Somos confrontadas com uma ofensiva dos sectores conservadores e poderes económicos que usam as crises para impor condições de vida e de trabalho cada vez mais precárias e mal pagas assim como com os integrismos de toda a espécie que negam os direitos das mulheres a disporem livremente do seu corpo e da sua vida. Trata-se de crises enraizadas na própria lógica do sistema económico que as produziu, um sistema que implica a depredação dos recursos do nosso planeta e provoca conflitos armados contínuos em que a população civil, e as mulheres em primeiro lugar, sofrem permanentemente. É por isso que pomos em causa os fundamentos dos sistemas que nos oprimem e que estão interligados: o patriarcado, o capitalismo e o racismo.
Nestes últimos anos, os grupos que pertencem à MMM trabalharam em torno de quatro campos de acção – violência sobre as mulheres, trabalho e autonomia económica, bem comum e serviços públicos, paz e desmilitarização – realizando iniciativas de sensibilização, manifestações, pressão política e milhares de outras formas de luta, por vezes em aliança com outros movimentos sociais, privilegiando a solidariedade feminista internacional.
Em conjunto, participamos permanentemente na resistência e na construção de alternativas baseadas na paz, na justiça, na igualdade, na liberdade e na solidariedade. Em 2010, faremos ouvir ainda mais alto as nossas vozes entre 8 de Março e 17 de Outubro.
Marchas de diferentes formas, cores e ritmos vão abrir a nossa mobilização, entre o 8 e o 18 de Março, em todos os países onde a Marcha está presente, festejando ao mesmo tempo o centenário da declaração do Dia Internacional das Mulheres.
A 30 de Junho, em Istambul, faremos uma concentração feminista europeia em torno dos nossos quatro campos de acção debatidos num Fórum Público. Seguir-se-á uma manifestação que nos permitirá exprimir a nossa solidariedade com as mulheres turcas e curdas nas suas lutas pelos direitos das mulheres e dos povos à autodeterminação. Exprimiremos a nossa concepção duma Europa aberta, democrática e laica, onde todas as mulheres poderão usufruir dos seus direitos de cidadania.
Esta manifestação acontece na véspera da abertura do Fórum Social Europeu. Como sempre, a Coordenação Europeia da MMM pretende reforçar a presença feminista nas discussões no Fórum e “contaminar” com as nossas reivindicações os movimentos sociais aliados.
Sem comentários:
Enviar um comentário