domingo, 9 de janeiro de 2022

Justiça por Sakine, Fidan e Leyla!



#justicepoursakinefidanleyla

Sakine Cansız, Fidan Doğan e Leyla Şaylemez, três mulheres revolucionárias que dedicaram as suas vidas à luta das mulheres curdas pela liberdade foram assassinadas em Paris a 9 de Janeiro de 2013. Este massacre teve lugar num momento histórico, quando se discutia a resolução da questão curda na Turquia e estavam em curso negociações entre a delegação estatal e Abdullah Öcalan, foi uma operação de massacre e intimidação visando a vontade de resolver a questão curda e a esperança de paz para o povo da Turquia.

Hoje é o 9º aniversário do massacre e nem os autores do massacre nem os seus colaboradores foram revelados, apesar da procura de justiça por parte das mulheres e dos apelos públicos. Nem os Estados nem as instituições da França ou da Turquia fizeram qualquer esforço para desvendar a escuridão por detrás deste massacre; o assassino Ömer Güney, um agente dos serviços de Inteligência Turca (MIT), perdeu a sua vida poucos dias antes do julgamento de forma duvidosa.

O massacre de Sakine Cansız e das suas companheiras Fidan Doğan e Leyla Şaylemez mostrou mais uma vez que a resistência e a vontade de paz das mulheres nestes territórios as torna alvo de ataques.

Deploravelmente, aqueles que se escondem por detrás desta escuridão continuam a assassinar mulheres que dedicam as suas vidas à luta pela liberdade. O ataque em que um homem assassino tomou a nossa camarada Deniz Poyraz como refém no escritório do HDP İzmir e depois assassinou-a a 17 de Junho de 2021; e o alegado suicídio de Garibe Gezer, que foi encarcerada na prisão de alta segurança de Kandıra e submetida a todo o tipo de tortura sistemática e especialmente agressão sexual, trouxeram muitas questões a público.
Como os gritos das camaradas de Deniz Poyraz e de Garibe Gezer caíram em ouvidos surdos das instituições "oficiais", enquanto ela denunciava as violações de direitos e os ataques sexuais que sofreu, reforçamos que nem os gritos de liberdade de Sakine e das suas camaradas Fidan e Leyla, nem de Deniz e Garibe foram esquecidos!

Recordamos mais uma vez com respeito pelas nossas companheiras revolucionárias que dedicaram as suas vidas à luta das mulheres pela liberdade!

Somos mulheres providas com a verdade, a coragem e a luz da luta das mulheres pela liberdade nestas terras. Damos a nossa palavra de que defenderemos a herança de Sakine que cuspiu no rosto do homem que a torturou, e das suas companheiras Fidan, Leyla, Deniz e Garibe!

Fidan, Leyla, Deniz e Garibe! Sempre fomos e continuaremos a ser o temor do Estado masculino dominante e dos seus homens assassinos!

+info: https://www.tevgerajinenazad.com/2022/01/08/tja-olarak-sakinelerin-ve-sevelerin-mucadele-gelenegi-ile-21-yuzyili-kadin-ozgurluk-yili-kilacagiz/

Sem comentários:

Enviar um comentário