terça-feira, 1 de setembro de 2015

Caravana Feminista 2015 - Portugal





12-17 Outubro | Chegada da Caravana Feminista Portugal

 

Encerramento da 4ª Acção Internacional MMM



2015 é o ano da 4ª Acção Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Uma Caravana saiu da Turquia (Curdistão), no dia 8 de Março, e está a viajar pelo norte, sul, este e oeste da Europa, chegando a Portugal em Outubro.

A Caravana estará nos dias 12 e 13 de Outubro no Porto, integrando o Festival Feminista do Porto.Estamos a aceitar propostas de actividades até dia 7 de Setembro, que poderão ser submetidas através do preenchimento do formulário. Para qualquer questão contacta festfeminista.porto@gmail.com

A Caravana passa por Coimbra a 14 de Outubro e a acção final, cujo programa estamos a preparar, decorrerá entre 15 e 17 de Outubro em Lisboa. Contamos com a vossa presença e participação.

Em Portugal, sentimos que este momento de encontro é um oportunidade de mobilização e debate feminista em torno do grande tema Corpo e Território, com alguns enfoques especiais como: Violência policial, Pobreza, Violência institucional; Ocupação do espaço público; Assédio sexual; Violência de género; Soberania Alimentar; Feminismos negros; Habitação e Direito à cidade; Trabalho (pago e não pago) e Privatização dos Cuidados; Discriminação sobre as mulheres lésbicas - adopção; Pobreza; Racismo; Migrações; Arte e feminismos.

Será também uma oportunidade para conversar com companheiras Curdas, para podermos ter vários momentos de partilha com as companheiras da Caravana e conhecera riquíssima experiência desta acçãode luta e resistência feminista ao nível Europeu.
Marchas, oficinas, debates, acção simbólica, oficinas, exposição, partilha de ideias, teatro da oprimida, mural feminista, concertos, são muitos os formatos desta oportunidade de encontro, criatividade, consciencialização e mobilização.

Informações gerais

Prazo para propostas para organização de oficinas ou qualquer outro tipo de actividade: 10 de Setembro. Basta mandar um email com o título da actividade para mmmulherespt@gmail.com

Podes inscrever-te aqui na acção final

Apelamos ao apoio solidário à iniciativa:
Podes contribuir com alojamento solidário?
Durante os dias da acção vamos precisar de apoio à organização. Se tiveres disponibilidade envia um email para mmmulherespt@gmail.com, com o assunto: 15-17 apoio à organização.

Em Portugal, a Caravana conta com o apoio dos seguintes colectivos e organizações: Marcha Mundial das Mulheres - Portugal, Associação Comunidária, Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, Associação Não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, CIDAC - Centro de Informação para o Desenvolvimento Amilcar Cabral, Colectivo A matilha, GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, Habita - Associação pelo direito à habitação e à cidade, Jornal Mapa, Rede de Mulheres da Pesca dos Açores, República Marias do Loureiro, SOS Racismo, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, UMAR-Açores, UMAR-Coimbra.


Links para a Caravana. 
Página Facebook  e Página web



Sem comentários:

Enviar um comentário