quarta-feira, 28 de abril de 2010

Assembleia da Marcha a 2 de Maio em Coimbra!!

Companheir@s, organizações e pessoas aderentes à Marcha Mundial das Mulheres em Portugal.

A Assembleia é dia 2 de Maio, no Centro Norton de Matos, em Coimbra (mais informação sobre o local em http://www.cnm.pt/site/ ). 2 de Maio é dia da Mãe... traz a tua mãe e a tua/teu filh@ também :)
Início às 10h30 e fim às 17h30 (intervalo para almoço das 13h-14h30)
Ordem de Trabalhos:

* Campos de Acção da Marcha: Discussão das propostas concretas portuguesas
* Discussão e preparação do resto da programação para a Acção Internacional 2010 (17 de Maio, 24 de Maio, 30 de Junho, 7 a 17 de Outubro, Encontro de Novembro)

Quaisquer dúvidas ou questões escrevam-nos para mmmulherespt@gmail.com.
Até lá, em Marcha para mudar o Mundo, estaremos também no 1º de Maio! (Ponto de encontro: no Martim Moniz às 14h30) Venham e tragam um@ amig@ também!

A Coordenadora Portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres

quinta-feira, 22 de abril de 2010

No 25 de Abril e no 1º de Maio estaremos em Marcha!



A Marcha Mundial das Mulheres iniciou a sua 3ª Acção Global no passado 8 de Março em 52 países e está hoje de novo na rua em Portugal para celebrar o 25 de Abril e o 1º de Maio.

Datas com profundo significado para o povo português e para as mulheres, em particular, porque foi na sequência dessas datas históricas que conhecemos o gosto da Liberdade, da Igualdade, da Solidariedade, da Justiça, da Paz e da conquista de direitos.

Caminho feito de lutas, de vitórias, mas também de frustrações. De novos desafios, mas também de riscos de retrocesso em algumas conquistas. Por isso, estamos aqui de novo na rua a marchar, mobilizando mais mulheres para esta luta que é nossa e de toda a sociedade. Queremos mudar a vida das mulheres para mudar o mundo e mudar o mundo para mudar a vida das mulheres!

Neste ano de 2010, nós mulheres estamos em marcha contra a guerra e os conflitos armados, contra a violência nas nossas casas e nos nossos locais de trabalho, contra a divisão sexual do trabalho, pela igualdade salarial e de direitos, contra a mercantilização das nossas vidas, sexualidades e corpos, contra a privatização da natureza e dos serviços públicos, pela soberania alimentar e energética… Queremos denunciar o sistema capitalista, patriarcal, racista e homofóbico, gerador de múltiplas desigualdades e discriminações, que concentra a riqueza nas mãos de uma minoria e condena à pobreza a imensa maioria da população mundial. Queremos lutar por um outro mundo que reclamamos possível e urgente: um mundo igualitário, livre, solidário, justo e em paz.

E neste 1º de Maio, dizemos: Neste país, onde as mulheres são mais vulneráveis à pobreza, onde recebem cerca de menos 19% dos salários dos homens, a quem a precariedade afecta de forma mais gravosa e onde o trabalho doméstico ainda é na sua maioria assegurado pelas mulheres, estaremos em marcha também pela igualdade no trabalho e nas responsabilidades familiares.

(Local de encontro para a Marcha do 25 de Abril : 14h 30m no Marquês de Pombal (Metro - Hotel Fénix)
A Coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres em Portugal

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Assembleia da Marcha Mundial das Mulheres Portugal a 2 de Maio


Março de 2010-Algumas das acções em Portugal

Depois de um arranque intenso da III Acção Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no mês de Março, está agendada a próxima Assembleia da Marcha Mundial das Mulheres em Portugal, para dia 2 de Maio. Em breve seguirá mais informação sobre hora e local exactos.

Nela iremos discutir as propostas concretas portuguesas para os Campos de Acção da Marcha. Estão abaixo os textos base para vossa análise.

Contamos, nesta Assembleia, entre outros assuntos, discutir e preparar o resto da programação para a Acção Internacional 2010:

- 17 de Maio, Dia Internacional de Luta contra a Homofobia
- 24 de Maio, mobilizações em vários países da Europa contra a produção e comércio de armas e contra as bases militares, por ocasião do Dia internacional da Mulher contra a Guerra.
- 30 de Junho, em Istambul, na véspera da abertura do Fórum Social Europeu, faremos uma concentração feminista europeia.
- 7 a 17 de Outubro, marchas e acções simultâneas nos diferentes países, encerrando no Dia pela Erradicação da Pobreza com uma mobilização internacional no Sud-Kivu (Congo), fortalecendo a visibilidade do papel das mulheres na resolução pacífica dos conflitos.
- Novembro, Encontro Europeu da Marcha Mundial das Mulheres em Portugal e participação nas acções globais Anti-Nato em Portugal.

Que sejamos muitas e muitos, organizações e pessoas, a estar presentes. A Marcha é um processo de discussão e acção colectiva. Em Marcha, até que tod@s sejamos livres!

Textos sobre os campos de acção da Marcha

A seguir textos base de análise sobre os campos de acção da Marcha Mundial das Mulheres:

Violência contra as mulheres
Paz e Desmilitarização
Bem comum e Serviços Públicos
Autonomia económica das mulheres