sexta-feira, 26 de junho de 2009

Assembleia da Marcha Mundial das Mulheres para preparação das acções da Acção Global em 2010

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é um movimento que une há mais de dez anos grupos e organizações de base de todo o mundo na luta contra a pobreza e a violência sobre as mulheres.
As acções da Marcha Mundial das Mulheres têm uma maior visibilidade e uma dinâmica global de 5 em 5 anos. Em 2000 ocorreu a primeira grande acção entre 8 de Março e 17 de Outubro, que terminou em Nova Iorque com a entrega na ONU de cerca de cinco milhões de postais e assinaturas subscrevendo 17 reivindicações que erradicassem a violência e a pobreza. Em 2005 partimos de São Paulo, percorremos o mundo com a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade e fomos em cada país acrescentando retalhos a uma Manta da Solidariedade até chegarmos a Ouagadougou, capital do Burkina Faso.
Neste momento, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) está a preparar a sua terceira acção mundial que vai decorrer entre 8 de Março e 17 de Outubro de 2010 sob o lema “Mulheres em Marcha até que todas sejamos livres”. A acção rodará em torno dos quatro eixos de acção da MMM - Paz e Desmilitarização; Violência contra as Mulheres; Trabalho das Mulheres e Bem Comum e Acesso aos Recursos e Serviços e irá concentrar-se em dois momentos diferentes:
1. Entre 8 e 18 de Março, marcando o centenário do Dia Internacional da Mulher realizar-se-ão marchas de todas as formas e cores em vários países, e actividades diversas em torno das 4 áreas de acção da MMM durante todo o ano;
2. No dia 17 de Outubro, concentraremos as nossas acções sobre a Paz e a Desmilitarização estando a ser preparado o envio de uma delegação internacional ao Congo – Kivu Sul denunciando a guerra e a violência extrema exercida sobre as mulheres em zonas de conflitos armados.
Neste âmbito, a Coordenação Portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres está a organizar no dia 27 de Junho duas Assembleias, uma em Coimbra, e outra em Lisboa. Estas reuniões, que terão continuidade depois do Verão, dirigem-se a todas as associações e pessoas que desejam integrar a MMM e ser parte activa nas acções de 2010, e que se identifiquem com os valores da Igualdade, Liberdade, Justiça, Solidariedade e Paz. O objectivo é discutir como se traduzem os temas da acção de 2010 em contextos locais, definir as reivindicações nacionais, bem como o formato e o tipo de acções que consideramos importante desenvolver em Portugal.
Neste processo juntaram-se já à Marcha Mundial das Mulheres em Portugal inúmeras e diversas organizações de vários pontos do país, nomeadamente Activar – Associação de Cooperação da Lousã, ADFP - Associação para Desenvolvimento e Formação Profissional, Arte-Via, CFTL – Centro de Formação e Tempos Livres, Graal, MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas, Mó de Vida, não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, SERES e REDE - Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens. Muitas outras organizações e pessoas estão ainda a ponderar fazê-lo e esperamos que muitas mais venham a ter vontade de se juntar a este movimento e a esta Marcha por um mundo melhor para todas as pessoas.
As Assembleias terão lugar no dia 27 de Junho, sábado, em Coimbra, às 15 horas no Antigo Salão de Festas da Escola Agrária de Coimbra, e em Lisboa, às 10h, no Salão Polivalente da Associação Moinho da Juventude na Cova da Moura. A entrada é livre sendo apenas necessário informar da participação até dia 25 para os contactos que seguem em baixo.
Contamos com a vossa participação.
A Coordenadora Nacional da Marcha Mundial das Mulheres:

ADRL - Associação para o Desenvolvimento Rural de Lafões
AJPaz – Acção para a Justiça e Paz
ACRSS – Associação de Coles de Samuel
ILGA Portugal
Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos d@s Imigrantes
UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta

Contactos:
AJPaz — R. de S. João, n.º 10, 3130-080,
Granja do Ulmeiro/Alfarelos.
(T) 239 642 815 (F) 239642816 (TMV) 962477031
www.ajpaz.org.ptajp@ajpaz.org.pt
UMAR — R. de S. Lázaro, n.º111,1º,
1150-330 Lisboa
(T) 218 873 005 — (F) 218 884086
www.umarfeminismos.orgumar.sede@sapo.pt
http://www.marchamundialdasmulheres.blogspot.com/
www.marchemondiale.org

terça-feira, 23 de junho de 2009

Coordenação Portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres

A Assembleia da Marcha Mundial das Mulheres vai reunir no próximo sábado dia 27 de Junho de 2009. A coordenação portuguesa da Marcha é constítuída pelas seguintes associações: ACRSS (Associação de Samuel), ADRL (Associação para o Desenvolvimento Rural de Lafões), Associação ILGA Portugal, Solidariedade Imigrante, AJPaz - Acção para a Justiça e Paz, SERES, e UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. Em Lisboa, a reunião terá lugar no Moinho da Juventude, Cova da Moura, pelas 10h30, e em Coimbra ocorrerá na Escola Superior Agrária, pelas 15h00.


Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo!