quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Fecho da V Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres, sob o lema Resistimos para viver, marchamos para transformar


No próximo sábado, dia 17 de outubro, será o encerramento 5ª ação da Marcha Mundial das Mulheres. Este é um importante momento mobilização e articulação deste movimento internacional com presença mais de 50 países e territórios e que celebra este ano 20 anos de existência.

A pandemia não deteve o nosso movimento, foi justamente o contrário: o nosso lema tornou-se mais concreto nestes tempos. Como movimento de mulheres anticapitalistas e anti racistas, estamos defendendo a vida há 20 anos e, por isso, não paramos de enfrentar a violência machista, racista e colonial e os avanços do conservadorismo. Seguimos lutando até que todas sejamos livres, pelas nossas vidas e por um futuro de igualdade, liberdade, solidariedade, justiça e paz em todos os territórios do planeta. Resistimos para viver, marchamos para transformar!

As mobilizações tiveram início a 8 de Março, incluíram ações assinalando o Dia da Terra Palestina – Pela autodeterminação dos Povos (30 de Março); 24 horas de Solidariedade Feminista contra o poder das transnacionais (24 de Abril) e a Jornada Antiimperialista (25-31 de Maio). Para finalizar estava prevista uma atividade internacional na fronteira entre Guatemala, Honduras e El Salvador mas a pandemia da Covid-19 tornou inviável a viagem de ativistas e manifestações envolvendo mulheres de todo o mundo. Assim foi organizado um 
fecho descentralizado entre 12 e 17 de Outubro em cada dia damos visibilidade às atividades nas cinco regiões em que está organizada a Marcha: África (12), Europa (13), Ásia/Pacífico Sul (14), Médio Oriente/África do Norte (15) e Américas (16).  

Dia 17, terá lugar as 24 horas de ação feminista em que entre as 12h/13h realizaremos ações descentralizadas, no fuso horário de cada país, com início na Nova Caledónia e finalizando no Quebec. Às 12h de Portugal, um conjunto de organizações coletivos lançarão em em simultâneo nas suas redes sociais um vídeo com testemunhos de mulheres, dando corpo ao manifesto “Resistir para viver, marchar para transformar”Às 15h horas de Portugal, será transmitido em direto a atividade de fecho, no qual lançaremos a declaração de encerramento desta V Ação Internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário