quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Congo, próxima semana, encerramento Marcha Mundial das Mulheres: pela Paz e Desmilitarização!

Marcha Mundial das Mulheres


3ª Acção internacional





A Marcha Mundial das Mulheres (MMM), rede feminista internacional nascida em 1998, organizou em 2010 a sua 3ª Acção Global mobilizando milhares de mulheres em mais de 160 países dos cinco continentes, com o objectivo comum de superar a injusta (des)ordem internacional que provoca pobreza e violência e construir um outro mundo baseado nos valores da Igualdade, Liberdade, Solidariedade, Justiça e Paz.

Marchámos em diversos países, e ao longo destes últimos meses, em torno de quatro campos de acção e reafirmámos a nossa intenção de prosseguir as muitas lutas pelos direitos que continuam a ser-nos negados neste mundo capitalista, patriarcal, sexista, racista e homofóbico.

A 3ª Acção Global termina na República Democrática do Congo, na região do Kivu Sul, com marchas entre os dias 7 e 17 de Outubro. Prevê-se a presença de mais de mil mulheres do Congo e de delegações de todo o mundo. A Coordenação Portuguesa da MMM far-se-á representar por Judite Fernandes da UMAR-Açores.

Vamos marchar pelo fim imediato dos conflitos armados e contra a utilização dos corpos das mulheres como despojos de guerra! Estaremos em marcha para mostrar os interesses económicos que se escondem por detrás dos conflitos – o controlo dos recursos naturais, o controlo dos povos, o lucro da indústria armamentista. Marcharemos até que as mulheres sejam reconhecidas e valorizadas como protagonistas dos processos de paz e de reconstrução e manutenção activa da paz nos seus próprios países. Foi para reforçar o campo de acção “Paz e Desmilitarização” que a MMM escolheu, para terminar a sua Acção Global, o Congo, zona martirizada pelas guerras. A MMM destaca, também, assim o protagonismo das mulheres na resolução pacífica dos conflitos, pois um outro mundo é possível e urgente!

A Coordenadora Portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres

Sem comentários:

Enviar um comentário